A primeira vez que escutei o termo automação de marketing associei a automação industrial. Veio a cabeça imagens daquelas fábricas de automóveis japonesas repletas de robôs e esteiras transportando caixas, um mundo de máquinas com quase nenhuma pessoa. Talvez a grande diferença entre as duas automações é que na Automação de Marketing, além de uma boa dose de tecnologia, é imprescindível entender MUITO de ser humano, esse é o segredo, aliar tecnologia com uma comunicação pessoal poderosa.
Mas afinal, o que é Automação de Marketing ?
Automação de Marketing pode ser resumida como a possibilidade de aumentar as vendas das empresas sem precisar de mais vendedores. Simples assim. Da mesma forma que a indústria produz mais carros sem necessariamente contratar mais pessoas. Automação de marketing é a união de tecnologias e processos para interessados em vendas e marketing, com o objetivo de aumentar a eficiência e os resultados das atividades do marketing.
A automação de marketing consiste em 3 partes:
- Rastrear todos os pontos de contato entre as empresas e clientes em potencial (leads)
Sabemos que a percepção que temos sobre uma empresa é a soma de todas as vezes que interagimos com ela. As trocas de emails, as ligações, a busca de informação no site, um post no Facebook, a soma de tudo isso resulta na imagem da empresa. Agora imagine reunir tudo isso no perfil do cliente, visualizar todas as interações que eles tiveram ou deixaram de ter com a empresa, saber quais emails eles abriram, quais páginas do site eles navegaram, há quanto tempo eles não acessam seu conteúdo, essas informações são valiosas para segmentar a base, customizar o conteúdo e qualificar os melhores leads para entrar no processo de vendas. - Automatizar a execução. Automatizar tarefas individuais e repetitivas do marketing.
Provavelmente algumas das tarefas de marketing diárias da sua empresa seja enviar email marketing, divulgar nas mídias sociais, elaborar páginas persuasivas no site, desenvolver conteúdo interessante para os leads em todos os estágios no funil de vendas, criar anúncios no Adwords, no Facebook Ads, tarefas que podem ser automatizadas utilizando ferramentas de automação de marketing e muitas vezes reduzindo a dependência de programadores e designers. - Gerar relatório das melhores ações multicanal (site, blog, mídias sociais, email, site, anúncios) e identificar quais ações geraram mais resultado.
Todos anunciantes querem saber o impacto das suas ações e saber por exemplo quantas pessoas viram e compartilharam seus conteúdos. Essa informação sempre foi muito difícil de identificar em formatos tradicionais como TV, rádio, jornal e revista. Apesar dessa informação sempre estar disponível no marketing digital, as ferramentas disponíveis para gerar relatórios mostravam os resultados das ações de forma fragmentada e a dificuldade aumentava proporcionalmente a variedade e ao tamanho dos investimentos do anunciante. Hoje as ferramentas de Automção de Marketing entregam com mais clareza e rapidez o resultado em vendas de cada ação.
A razão para a automação de marketing ter se tornado uma parte crítica no mundo do marketing é que ela resolve o problema de como se tornar relevante em escala.
Apesar do termo automação de marketing ter explodido recentemente, ele é usado desde o começo da década de 90 quando algumas empresas começaram a criar inteligência para segmentar seus banco de dados e dessa forma gerar mais informações sobre seus clientes. Desde então essas técnicas se aprimoraram e se transformaram nos softwares de CRM que conhecemos hoje.
Estamos falando de uma modinha de 25 anos. Pense na automação de marketing como uma extensão do marketing digital. A automação de marketing potencializa seu marketing online.
Escrevemos um post extendido sobre Automação de Marketing no site da Powertic que serve como ponto de partida para adoção do Mautic.
Pingback: Como Fazer Email Marketing - O Passo a Passo Para Iniciantes