Automação de Marketing

TRANSFORMAR primeiro e AUTOMATIZAR depois


Existem vários níveis de automação de marketing. Em todos os níveis, do empreendedor faz tudo a empresa bilionária, o que precisa ficar claro é que muitas vezes é necessário TRANSFORMAR o marketing e não AUTOMATIZAR. Uma forma de entender se já estamos prontos para automatizar o marketing é se perguntar:

  • Conheço o mercado onde minha empresa está inserida, concorrentes, preços e produtos ?
  • Conheço meus clientes, o ser humano e o perfil do consumidor moderno ?
  • Conheço as boas práticas de marketing?
  • Conheço o nível de maturidade da minha empresa referente aos tópicos anteriores?

Caso algum desses tópicos não esteja claro, sugerimos que primeiro você transforme o seu marketing e depois automatize. Além dessas breve perguntas, existem alguns checklists como o woorank e o Marketing Grader que analisam seu site e te dão uma ajuda para arrumar a casa primeiro, antes de começar a implantar uma ferramenta de Automação de Marketing.


Consultor e Palestrante de Automação de Marketing, Digibrother, Fundador da comunidade Mautic Brasil, Partner Allyde, Certificado Google, Partner no GrupoBBI. Estudou Design na FURB em Blumenau e se Formou em Análise de Sistema, 14 anos de experiência no mercado de internet, passou pelos departamentos de design, desenvolvimento, marketing (SEO e PPC) e gerência de projeto. Trabalhou nas empresas B2W, Visie e Associação Comercial de São Paulo. Co-fundador do Facíleme, aplicativo de f-commerce premiado e com 20 mil lojas virtuais. Artigos publicados em Marketing Automation, Data Driven, Social Media, e-commerce, Empreendedorismo e Tendências.

View Comments
There are currently no comments.

mautic is open source marketing automation