Tendência

:O que Pitty, Anitta e o Congresso ensinam sobre Marketing em Tempo Real


Duas oportunidades para o Jornal e a TV dentro do novo marketing, o marketing em tempo real.

1) Discussão entre Anitta e Pitty.

Ontem (03/12), durante a gravação do Altas Horas rolou uma discussão entre Anitta e Pitty que está bombando nas redes sociais, inclusive deu no trending topics (triplo TT:  TT no Twitter + AniTTa + PiTTy, não foi boa essa?).

pitty2

 

pitty-3

Alguns cenários que podem acontecer de hoje até o programa no próximo sábado (06):

Cenário Pessimista
Pode acontecer do programa perder força, já que todo o debate já aconteceu e está acontecendo agora e sabemos muito bem que os assuntos somem na mesma velocidade que aparecem. Os grandes geradores de conteúdo podem não se sentir atraídos para debater novamente um assunto que no sábado será tão “velho”.

Cenário Otimista
Também pode acontecer o contrário, pode aumentar a expectativa das pessoas pra saber o que rolou de fato no programa e qual profundidade teve a discussão e isso tudo aumentar a audiência. Caso esse burburinho se comprove como positivo, como a equipe responsável pelo programa pode tirar proveito do lançamento de pequenas “fofocas” antecipadas para aumentar a expectativa, ou quem sabe preparar trechos do programa pra sair ao vivo e com isso explorar melhor as situações geradas. Esse é o desafio.

aniita-pitty

2) Aprovação da Manobra Fiscal

O outro caso foi a aprovação pelo congresso da manobra fiscal que aconteceu as 5h00 da matina de hoje (03/12) e claro que os jornais de hoje não colocaram na capa a principal notícia do dia. Veja a capa publicada pela Folha. Leio a Folha, gosto de vários colunistas, mas hoje essa frase do Jornal do Futuro não ficou bem, a verdade é que hoje não foi nem o jornal do presente.

folha

Será que não seria bom para os jornais uma flexibilidade com o horário de impressão? Será que alternativas, como mudar apenas a capa, ou quem sabe “grampear” um adendo não é melhor do que não explorar o fato?

Esses dois casos me fizeram lembrar da Zoe Barnes de House of Cards com seu estilo de explorar os fatos AGORA. Fique calmo, não tem Spoilers 😉

zoe-barnes-typing

e também o excelente livro do David Meerman Scott que aborda muitos outros cases de marketing em tempo real.

marketing-e-comunicacao-em-tempo-real-david-meerman-scott-8563993267_200x200-PU6ea667de_1


Consultor e Palestrante de Automação de Marketing, Digibrother, Fundador da comunidade Mautic Brasil, Partner Allyde, Certificado Google, Partner no GrupoBBI. Estudou Design na FURB em Blumenau e se Formou em Análise de Sistema, 14 anos de experiência no mercado de internet, passou pelos departamentos de design, desenvolvimento, marketing (SEO e PPC) e gerência de projeto. Trabalhou nas empresas B2W, Visie e Associação Comercial de São Paulo. Co-fundador do Facíleme, aplicativo de f-commerce premiado e com 20 mil lojas virtuais. Artigos publicados em Marketing Automation, Data Driven, Social Media, e-commerce, Empreendedorismo e Tendências.

View Comments
There are currently no comments.

mautic is open source marketing automation