Automação de Marketing

Objetivos mais comuns das empresas que adotam automação de marketing

Entender por quais razões o mercado investe em soluções de automação de marketing pode servir como parâmetro na sua decisão. Veja os objetivos mais comuns para investir em automação de marketing


Gerar mais leads com o mesmo orçamento. 2 fatores nunca mudam no marketing. Primeiro, sempre temos muitas opções de ações, site, mídia impressa, eventos, marketing digital, assessoria de imprensa, essa lista cresce a cada dia. Segundo, o orçamento sempre é muuuito pequeno para executarmos boa parte dessas ações. Pensou que apenas sua empresa tinha esse problema? Fique tranquilo, esse cenário é mais comum do que você imagina. A automação de marketing permite que você mantenha o mesmo orçamento e consiga entregar mais ações e consecutivamente mais resultados. A maioria das ferramentas de automação de marketing proporciona redução de tarefas repetitivas e funcionalidades focadas para geração de leads.

Provar o valor dos esforços de marketing. “Metade do dinheiro gasto em publicidade é jogado fora, o problema é saber qual é essa metade” frase do comerciante John Wanamaker. Essa frase já foi repetida muitas e muitas vezes em salas de reunião para justificar campanhas que não deram certo.  Mesmo nas ações digital que se consegue medir muitas coisas, comprovar o ROI de cada ação é muito difícil. Um dos propósitos das ferramentas de Automação de Marketing (as completas principalmente), é  centralizar os relatórios e exibir de forma clara o resultado de cada ação.

Permitir aos envolvidos no marketing construir campanhas online sem ajuda de programadores e designers. Muitos interessados em marketing não sabem, não querem e não precisam conhecer códigos HTML, CSS, javascript e banco de dados para construírem suas campanhas digitais. Boa parte das ferramentas de automação de marketing contam com painéis para construir páginas (landing pages) e formulários através de ações de clique e arrasta, agilizando o lançamento de novas campanhas sem precisar de designers ou programadores.

Gerenciar o funil de leads com mais eficiência. Muitos departamentos de marketing tem uma comunicação diferenciada para cada estágio que o lead está no funil. Para os leads que acabaram de se cadastrar um conteúdo mais leve e curto, para os que estão a mais tempo conteúdos mais avançados e detalhados. Acompanhar a evolução desse lead e pontuar aqueles que já estão em estágio mais avançado nesse funil permite entregar ao departamento de vendas leads qualificados.

Marketing e vendas alinhados. Ferramentas de automação de marketing fornecem um painel compartilhado entre marketing e vendas com objetivo de deixar o processo de vendas claro para todos os envolvidos. Ambos os departamentos conseguem monitorar a evolução dos leads dentro do funil e sugerir novas campanhas para trazer os leads que não estejam engajados com a comunicação.

Centralizar várias ferramentas em uma. CRM (customer relationship management), mídias sociais, mobile marketing, retargeting, email marketing. São apenas algumas das opções de ações de marketing digital. A Salesforce apresentou o resultado de uma pesquisa onde as empresas usam mais de 10 ferramentas no marketing digital. Centralizar em apenas uma ferramenta permite lançar campanhas cross-channel muito mais rápido e relatórios com todos os resultados de marketing.

Essa lista de objetivos comum para investir em automação de marketing foi baseada no mix de pesquisas realizadas por https://twitter.com/msweezey com clientes da SalesForce e minha experiência na consultoria em automação de marketing para empresas de diversos tamanhos e segmentos. Apesar dos objetivos serem comum a quase todas as empresas, é importante entender que antes de automatizar você precisa transformar seu marketing.

 


Consultor e Palestrante de Automação de Marketing, Digibrother, Fundador da comunidade Mautic Brasil, Partner Allyde, Certificado Google, Partner no GrupoBBI. Estudou Design na FURB em Blumenau e se Formou em Análise de Sistema, 14 anos de experiência no mercado de internet, passou pelos departamentos de design, desenvolvimento, marketing (SEO e PPC) e gerência de projeto. Trabalhou nas empresas B2W, Visie e Associação Comercial de São Paulo. Co-fundador do Facíleme, aplicativo de f-commerce premiado e com 20 mil lojas virtuais. Artigos publicados em Marketing Automation, Data Driven, Social Media, e-commerce, Empreendedorismo e Tendências.

View Comments
There are currently no comments.

mautic is open source marketing automation