Marketing Digital

O que é o Facebook? Visão geral das funcionalidades


O Facebook é a rede social mais utilizada mundialmente com mais de 1,2 bilhões de usuários, 23% o acessa pelo menos 5 vezes ao dia e no Brasil 96% dos usuários aderiram a rede social. Tais estatísticas só demonstram a boa visibilidade que sua empresa pode ter no Facebook.

O que atrai tantos usuários são as ferramentas que a rede social dispõe, a facilidade de interagir e manuseá-la. O Facebook veio para singularizar o conceito de rede social, sendo original e conseguindo ser uma poderosa ferramenta para empresas.

Veja o que ele tem a oferecer.

Curtir: é o joinha que se usa quando gosta de algo que se achou interessante, como uma página, comentários ou publicações(vídeo, links, foto, álbuns). O seu curtir aparece como atualização para o feed de notícias de seus amigos, é uma maneira de divulgar indiretamente algum interesse seu, seja por página ou perfil de amigos. E na visão de uma empresa, é uma forma de conseguir mais clientes por atualização publicada, conseguindo a interação de várias pessoas ao mesmo tempo. Quanto mais curtir sua publicação recebe mais pessoas visualizam, vira uma reação em cadeia.

Comentários: quando se quer interagir com alguma postagem, comenta-se algo. Às vezes utilizados para saber informações, para expressar opiniões ou demonstrar algum sentimento. Os comentários também aparecem como atualização e são meios de divulgar sua opinião. No caso das páginas, a parte dos comentários é muito usada como atendimento a dúvida de consumidores.

Feed de notícias ou mural: local onde são vistas todas as postagens de seus amigos, fotos, vídeos, frases ou links. Além disso, aparecem os anúncios direcionados por assunto, que tem como objetivo atrair mais clientes para as respectivas empresas. É o local onde aparecem as interações de usuários com usuários e usuários com as páginas.

 

Untitled-222

 

Mensagem compartilhada ou publicação normal: essa ferramenta serve para comunicação e interação com usuários, é um meio de divulgar sua opinião sobre algum assunto. É possível postar uma frase, link, vídeos ou fotos e também há a opção de replicar o conteúdo de uma página ou usuário, nesse momento que acontece toda divulgação de conteúdo e interação com vários tipos de usuários.

Fan Page ou página: é uma página criada para empresas, marcas, produtos, sindicatos, autônomos, pessoas que queiram interagir no Facebook. Lá é possível gerar conteúdo para sua marca, compartilhando vídeos, imagens e links, o fã recebe informações sobre a página e comunica-se, curtindo as postagens e comentando. Além disso, é possível visualizar estatísticas sobre o crescimento da sua página, o engajamento de fãs, quantas curtidas você recebeu, quantos comentários e etc. É possível supervisionar seus resultados e fazer novas campanhas a partir deles.

Mensagens: nessa rede social, além de poder se comunicar abertamente, existe a opção de mandar uma mensagem privada. O chat do Facebook funciona para perfis de usuários e o Inbox é comparado a um e-mail, usado nas Fan Pages para reclamações, dúvidas ou elogios. Lá você recebe uma notificação de que recebeu uma mensagem, e é possível visualizar todo conteúdo recebido na página, com o nome dos usuários que enviaram, o horário e até se alguém visualizou a mensagem.

Visualizado na mensagem: aparece um “ticado” de que a pessoa visualizou o conteúdo, basta ela ler a mensagem e clicar na caixa de texto para isso acontecer. Essa ferramenta é boa para ter um controle de follow-up em uma página, dá para saber se o cliente visualizou sua resposta, criando assim uma proximidade com fãs.

Aplicativos: é importante você aproveitar ao máximo as vantagens da rede social, começando pelos aplicativos. Com eles é possível melhorar ainda mais a visibilidade da sua empresa no Facebook, é permitido criar páginas com formulários, pesquisas de avaliação, compartilhar documentos, ofertar vagas de emprego e muito mais. Existem inúmeras oportunidades, escolha a mais adequada e veja os resultados!

Face Ads: são os anúncios patrocinados do Facebook. Através dele é possível criar anúncios para promover sua marca, com imagens e textos que atraem um público segmentado ao assunto que você quer falar. A ferramenta é paga, mas garante trazer grandes resultados para sua campanha.

Facebook Insights: presente nas Fan Pages, mostra a interação diária e mensal de seus fãs com a sua página. Fornece dados demográficos, idade, sexo, localização e permite que você tenha relatórios de suas campanhas e postagens. Com essa ferramenta é possível sempre mensurar seus dados, criando novas estratégias e as aplicando facilmente.

Grupos: nessa rede social, além de poder se comunicar abertamente, existe a opção de mandar uma mensagem privada. O chat do Facebook funciona para perfis de usuários e o Inbox é comparado a um e-mail, usado nas Fan Pages para reclamações, dúvidas ou elogios. Lá você recebe uma notificação de que recebeu uma mensagem, e é possível visualizar todo conteúdo recebido na página, com o nome dos usuários que enviaram, o horário e até se alguém visualizou a mensagem.

Com tantos recursos assim ficou fácil criar relações e uma boa reputação no meio virtual. Hoje em dia se criam laços na Internet e formam-se opiniões facilmente, as informações são recebidas em questões de segundos e se viralizam, os relacionamentos são criados a qualquer distância e com grande agilidade para se fortificarem. Essa é a proposta do Facebook!


Consultor e Palestrante de Automação de Marketing, Digibrother, Fundador da comunidade Mautic Brasil, Partner Allyde, Certificado Google, Partner no GrupoBBI. Estudou Design na FURB em Blumenau e se Formou em Análise de Sistema, 14 anos de experiência no mercado de internet, passou pelos departamentos de design, desenvolvimento, marketing (SEO e PPC) e gerência de projeto. Trabalhou nas empresas B2W, Visie e Associação Comercial de São Paulo. Co-fundador do Facíleme, aplicativo de f-commerce premiado e com 20 mil lojas virtuais. Artigos publicados em Marketing Automation, Data Driven, Social Media, e-commerce, Empreendedorismo e Tendências.

View Comments
There are currently no comments.

mautic is open source marketing automation