Automação de Marketing

Envio de email marketing em massa x Nutrição através de email sequencial


Sempre quando pensamos em envio de email marketing já imaginamos uma lista com vários emails, a preparação de uma mensagem padrão e o disparo para milhares, ou até milhões de emails de uma vez só. Esse formato tradicional de envio de email marketing em massa seria perfeito se não tivesse uma média de engajamento (abertura e cliques de email) de um dígito percentual. É muito pouco! Esse número comprova como é difícil ser relevante em escala através de envio de email marketing em massa.

Nutrição de leads através de email sequencial automatizado resolve esse problema, permitindo ao marketing entregar  100% dos emails de forma customizada e personalizada para cada pessoa da base de dados.

Veja algumas diferenças entre o envio de email em massa e o envio sequencial automatizado:

Envio de email marketing em massa Nutrição através de email sequencial automatizado
Envio de um para muitos Envio de um para um
Mensagem padrão e irrelevante para muitos Mensagem personalizada enviada de acordo com o interesse
Templates de email comerciais como anúncios Templates de email pessoais como uma carta
Você precisa criar listas e enviar email para essas listas Você cria as listas e os emails são enviados automaticamente, você não precisa apertar o botão enviar
Sua análise de cada envio mostra as taxas de abertura, bounces e cliques das campanhas As aberturas e cliques de email perdem força porque você ganha uma visão geral dos pontos de contatos entre lead e a empresa. Tenha uma visão 360º do lead e não da campanha.
Mesmo assunto de email e conteúdo para milhares de pessoas Assuntos e conteúdos personalizados de acordo com a interação que o lead teve com seu conteúdo

 

A nutrição de leads através de email sequencial automatizado é algo poderoso, permite criar uma comunicação personalizada com cada contato da sua base, não é à toa que nutrição de leads é a principal razão pelas empresas adotarem automação de marketing.

nutricao-leads-versusemail-massa-infografico

Identificar alguns perfis comuns de clientes, preparar sequências de emails relevantes, testa-los frequentemente dá um trabalhão, porém o resultado são taxas de aberturas e cliques 5x maiores, vale muito a pena, não acha?


Consultor e Palestrante de Automação de Marketing, Digibrother, Fundador da comunidade Mautic Brasil, Partner Allyde, Certificado Google, Partner no GrupoBBI. Estudou Design na FURB em Blumenau e se Formou em Análise de Sistema, 14 anos de experiência no mercado de internet, passou pelos departamentos de design, desenvolvimento, marketing (SEO e PPC) e gerência de projeto. Trabalhou nas empresas B2W, Visie e Associação Comercial de São Paulo. Co-fundador do Facíleme, aplicativo de f-commerce premiado e com 20 mil lojas virtuais. Artigos publicados em Marketing Automation, Data Driven, Social Media, e-commerce, Empreendedorismo e Tendências.

View Comments
There are currently no comments.

mautic is open source marketing automation