Automação de Marketing
Posted By demetrio

Checklist de Automação de Marketing com Mautic


O termo Automação de Marketing e Mautic são familiares pra você? Se não for, sugiro que você primeiro acesse os artigos abaixo:

Esse checklist pode ser usado com o Mautic ou com qualquer outra ferramenta de automação de marketing. Percebemos que muitas empresas começam a usar automação de marketing e ficam insatisfeitas com os resultados e culpam a ferramenta.

Será que os resultados negativos se devem as ferramentas? Gosto muito desse trecho do livro Marketing Um a Um: “As patentes e os direitos autorais caducam, os aperfeiçoamentos de produtos são imitados, os novos produtos sofrem baixa de preço, os novos serviços são adotados pelos concorrentes. Independentemente do grau de criatividade e inovação da sua empresa, o único software que realmente vale a pena ter é o relacionamento com o cliente, baseado no benefício e na confiança mútuos. Os relacionamentos de clientes diferenciáveis, individuais, serão o maior software das empresas no futuro individualizado.Todos seus produtos são efêmeros. Somente os seus clientes são reais.”

O trecho acima reforça um objetivo básico. Precisamos usar as ferramentas para manter o relacionamento com nossos clientes sempre aquecido, isso é o que realmente importa e não as ferramentas. Porém antes de começarmos nossas campanhas, disparos de emails e ebooks, é importante definirmos nossa:

  • Prioridade;
  • Performance;
  • Público;
  • Publicações.

Pensei em chamar de 4 Ps da Automação mas seria muita ousadia, não avisem o Kotler, rs, essa coincidência dos Ps talvez ajude a memorizar 😉

Diagnóstico

Quando queremos melhorar alguma coisa em nosso corpo, geralmente, antes de saírmos tomando remédio (você não faz isso certo?) a gente faz um diagnóstico. Uma análise para identificarmos quais pontos precisam de melhorias. Saber exatamente onde dói e aplicar o corretivo certo. Um diagnóstico preciso é muito importante, seja na medicina ou em negócios, um diagnóstico impreciso pode gastar muito tempo e dinheiro. Provavelmente se você chegou até aqui, seu diagnóstico diz que você precisa melhorar seus processos de marketing e vendas, certo? Se você tem dúvidas se fez o diagnóstico certo, sugiro acessar esse aplicativo do SEBRAE que é excelente para mapear as deficiências.

1)Prioridade:Qual objetivo de usar Automação de Marketing ?

Geralmente os livros de auto ajuda não estão no topo da minha preferência, mas Os 7 hábitos das Pessoas Altamente Eficazes tem algumas dicas interessantes. Uma delas é “Comece com o objetivo sempre em mente”. Antes de começar qualquer coisa, faculdade, namoro, dieta ou a utilizar uma ferramenta de automação de marketing, temos que pensar qual objetivo queremos atingir.

Exemplos de objetivos de negócio que podem ser alcançados com o Mautic

  • Conhecer melhor o comportamento do lead;
    O que você já sabe sobre seu possível cliente(lead)? Qual informação você precisa? O que você vai fazer em posse dessa informação?
  • Gerar mais leads/contatos;
    O Mautic tem ferramentas como criação de páginas, criação de formulários que facilitam a geração de leads.
  • Nutrição de leads, manter contato aquecido com meus contatos;
    O que é feito quando o lead/contato não compra imediatamente? Como sua empresa mantem o contato aquecido com esse lead?
  • Qualificar melhor os leads;
    Está documentado o que é um lead qualificado? É comum dentro dos departamentos de vendas a adoção de diversos termos como: qualificado, lead quente, prospect, etc. Todos do time de vendas tem o mesmo entendimento sobre o que é cada um desses termos? Um exemplode padronização poderia ser: Lead qualificado é toda empresa que fatura acima de 10 milhões, seja do setor educacional, que já conversamos com o decisor. Pronto, um exemplo rápido de como documentar o que é um Lead Qualificado, apenas um exemplo.

Você pode usar o o Mautic de forma prática, como:

  • Ferramenta de email marketing – Use o Mautic para disparar emails para milhares de pessoas de uma vez e pare de usar o outlook;
  • Ferramenta gratuita de marketing – Trocar de ferramenta já que o Mautic é gratuito;
  • Envio de emails automáticos – Enviar emails automáticos, com o Mautic é possível criar uma agenda de disparos, por exemplo: toda semana quero mandar um email na segunda de manhã, o Mautic funciona bem pra isso;
  • Organizar os contatos e clientes em uma ferramenta web – Pare de usar o excel e o caderninho, organize seus contatos em um sistema web que pode ser acessado de qualquer lugar.
  • Criar formulários – Sabe aqueles “pop-ups” que abrem pedindo email e escurece a tela atrás? Com o Mautic é possível criar um desses e já cai direto na lista de contatos.

2) Performance: Quais indicadores você vai utilizar para medir o sucesso?

  • Quantos leads, leads qualificados, reuniões, orçamentos e vendas são realizadas por mês?
  • Quantas campanhas, emails, páginas, artigos, landing pages são criadas mensalmente?
  • Quais canais você publica atualmente? Facebook, site, email? Quais?
  • Quantos leads que estavam fora do timing de compra compraram depois de algum tempo?

3) Público: Quem é o comprador? Quem é seu cliente? Você conhece bem ele?

O que você sabe sobre ele? Qual problema sua empresa resolve do dia a dia dele?Já entrevistou clientes que não compraram de você? Por que eles não compraram? Compradores que avaliaram sua empresa mais escolheram outra, oferecem os melhores insights para entender o comprador.

Perguntas que precisam ser respondidas:

  • O que eles fazem o dia todo?
  • O que é fácil no seu trabalho?
  • O que é difícil?
  • O que as outras pessoas no mesmo cargo fazem?
  • O que seus chefes querem que eles façam?
  • Como é medido o sucesso das ações do seu cliente?
  • Quais critérios que o comprador/empresa utiliza para avaliar um produto/fornecedor? Quais ele utilizou no passado? O mais experiente? O melhor produto? Melhor preço? O que afeta a decisão do seu cliente?

Você consegue dividir seus clientes em grandes grupos?

Existem várias formas de dividir os clientes em grandes grupos. Temos um artigo específico sobre sementação de clientes.

4) Publicação: Quais conteúdos seriam interessante para cada tipo de público, esses conteúdos estão prontos?

Dividir seus clientes em muitos grupos impacta diretamente na quantidade de conteúdo, já que o ideal é customizar ao máximo o conteúdo. Por isso cuidado para não criar muitos grupos que será nesse momento que você vai sentir na pele o volume de trabalho que isso vai gerar.

Vamos dar um exemplo prático: Digamos que você tenha uma empresa que venda máquinas para padarias e que você tenha dividido em 2 grupos de clientes: Dono, Padeiro (não conheço esse segmento, desculpe qualquer detalhamento estranho).  O Dono quer saber sobre produtividade dos padeiros, redução de custo, vida útil da máquina, esses são assuntos diretamente ligados ao Dono. O Padeiro se preocuparia com Facilidade de uso, o que dá pra fazer, o que não dá, existe assistência técnica. Rapidamente identificamos vários conteúdos pertinentes a esses 2 grupos.

Conclusão

Essas são as perguntas que faço nas primeiras conversas em nossa consultoria, espero que ajude na implementação de Automação de Marketing na sua empresa.


Consultor e Palestrante de Automação de Marketing, Digibrother, Fundador da comunidade Mautic Brasil, Partner Allyde, Certificado Google, Partner no GrupoBBI. Estudou Design na FURB em Blumenau e se Formou em Análise de Sistema, 14 anos de experiência no mercado de internet, passou pelos departamentos de design, desenvolvimento, marketing (SEO e PPC) e gerência de projeto. Trabalhou nas empresas B2W, Visie e Associação Comercial de São Paulo. Co-fundador do Facíleme, aplicativo de f-commerce premiado e com 20 mil lojas virtuais. Artigos publicados em Marketing Automation, Data Driven, Social Media, e-commerce, Empreendedorismo e Tendências.

View Comments
There are currently no comments.

mautic is open source marketing automation