Tendência

A música no Marketing


Recentemente assisti a palestra do Spotify no YouPix. Foi excelente! Eles trouxeram vários cases de empresas que os consultam com o objetivo de encontrar músicas para definir um estado de espírito. mostraram porque a música é uma importante ferramenta de marketing. Da palestra destaco algumas partes interessantes:

– É comum na mesma playlist conter música sertaneja e música instrumental da Islândia por exemplo. Um exemplo genérico pra dizer que as playlists são muuuito genéricas.

– Outra informação legal é que a música é o gatilho mais efetivo para lembrar de uma experiência (sim, melhor que o olfato e todas as outras), eles mostraram alguns estudos que comprovam isso. Como exemplo o palestrante tocou a música Wavin´Flag que para muitos era a música oficial da Copa do Mundo na África e na verdade era tema da campanha da Coca-cola.

– A música está presente em todo momento da vida, hoje as pessoas não fazem mais nada sem música, sem soundtrack.

– Outro exemplo bacana que eles usaram na palestra foi o filme do Tom Cruise, Jerry Maguire quando o Tom Cruise fecha um contrato muito esperado e entra no carro feliz e procura uma música que represente aquele momento, passa por várias até encontrar a que mais se aproxima. Quando esse casamento entre momento e música acontece a experiência é inesquecível.

[youtube id=”9FN89jWaw8s” width=”600″ height=”350″]

Por isso grandes marcas estão buscando essa conexão emocional através da música. Todo grande evento de marketing da atualidade tem uma pauta sobre a música e como ela está totalmente integrada na vida dos millennials (ou geração Y, aquela galerinha que nasceu após 1980)

Dentro do Spotify é possível criar as playlists da sua empresa, que tal ?

Essa é uma das playlists da Coca-cola

E essa é a minha playlist que um dia vou arrumar, juro!


Consultor e Palestrante de Automação de Marketing, Digibrother, Fundador da comunidade Mautic Brasil, Partner Allyde, Certificado Google, Partner no GrupoBBI. Estudou Design na FURB em Blumenau e se Formou em Análise de Sistema, 14 anos de experiência no mercado de internet, passou pelos departamentos de design, desenvolvimento, marketing (SEO e PPC) e gerência de projeto. Trabalhou nas empresas B2W, Visie e Associação Comercial de São Paulo. Co-fundador do Facíleme, aplicativo de f-commerce premiado e com 20 mil lojas virtuais. Artigos publicados em Marketing Automation, Data Driven, Social Media, e-commerce, Empreendedorismo e Tendências.

View Comments
There are currently no comments.

mautic is open source marketing automation